O Instituto de Longa Permanência de Idosos (ILPI) Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam de Campo Mourão informou na tarde desta sexta-feira (4) que está enfrentando um novo surto covid-19 dentro da instituição.
A mantenedora do Lar, a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), publicou em suas redes sociais nota oficial, informando que 5 idosos que vivem no local contraíram a doença. Os exames foram realizados no dia 27 de novembro.
Dos 5 casos positivados informados pela direção, 3 seriam caso de reinfecção do vírus, estes estiveram doentes no primeiro surto da doença no mês de julho. Outros 2 idosos chegaram a ser hospitalizados na época, mas testaram negativo.
O Lar abriga atualmente 41 idosos, antes da pandemia eram 62 idosos que residiam na instituição. Durante o primeiro surto, 11 moradores não resistiram a doença e faleceram.
No último dia 12 de novembro a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou uma Nota Orientativa onde recomendava a realização de um novo ciclo de testagem para a covid -19 em todas as 450 instituições de longa permanência para idosos do Paraná.
Conforme a secretaria, a identificação do primeiro caso já deve ser considerada como surto. Em caso de confirmação, os residentes com suspeita devem permanecer em isolamento e os trabalhadores devem ser afastados.
A mantenedora do Lar dos Velhinhos informou que nesta sexta-feira esta realizando testagem em massa em todos os idosos. Os que já estão infectados estão sendo monitorados e o estado de saúde é estável.
Desde o inicio da pandemia 39 instituições de longa permanência para idosos do Estado já registraram surtos da covid-19.