Um lobo-guará foi avistado nas dependências do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) de Campo Mourão na madrugada desta quinta-feira (24). O animal, reconhecido por sua pelagem avermelhada e longas pernas, é considerado um ícone da fauna brasileira e está ameaçado devido à perda de habitat e à fragmentação de áreas naturais.
Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) encaminharam o animal, um macho adulto de 30 quilos e com aproximadamente 3 anos, para uma bateria de exames em uma clínica veterinária.
A confirmação do bom estado de saúde permitiu a soltura do lobo-guará em uma das florestas da região. A ação contou com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, um levantamento em 2020 apontou para a existência de apenas 5.642 lobos-guará no País. Outra estatística preocupante é que, ainda segundo o ICMBio, cerca de 1,5 mil lobos-guará são atropelados por ano no País.