O Jornal Gazeta do Povo de domingo trouxe uma grande matéria sobre o movimento estudantil. Dentro dela mostrou um quadro (foto reprodução acima – clique nela para aumentar), que mostra os movimentos organizados que participam da nova gestão da UPE. O quadro que resolvemos colocar aqui no Blog traz a explicação da origem do movimento, principais lutas e o posicionamento na questão do “Fora Sarney“.
Para o leitor entender a Diretoria da UPE eleita em congresso em Foz do Iguaçu neste ano é composta por todas essas forças porque o sistema de eleição é proporcional, ou seja, cada movimento ocupará vaga na diretoria de acordo com o número de votos que fizer no congresso. Deste modo a UJS tem 4 vagas (incluindo o presidente), Oxigênio tem duas vagas, Juventude Revolução, Movimento Mudança e Kizomba tem uma vaga cada um e existe um outro membro que não participa de nenhuma destas organizações.
O importante no quadro também é perceber a posição em relação ao Fora Sarney. Minha opinião corresponde a de algumas ali. É necessário como foi bem falado uma ampla reforma política no Brasil e não apenas uma discussão de trocas de nomes. Vamos trocar Sarney pelo Arthur Virgílio? Sarney por Marconi Perilo? Sarney por Collor ou por Renan Calheiros, Acm Junior, Marco Maciel? É importante politizarmos esse debate e aproveitarmos este momento para reivindicar uma ampla reforma política em que o Senado deve estar no centro do debate.
Bom, é isso!
Foto – Gazeta do Povo.
Rafaela Rocha
7 de setembro de 2009 às 20:52
É incrivel como o agendamento da notícia funciona perfeitamente no Brasil do PIG: para mostrar qual é a ideia que o ME faz da conjuntura política, a Gazeta perguntou a opinião sobre o "Fora Sarney". Esse tema é de interesse prioritário da midia e não é dos mais cotados na pauta atual no ME, as movimentações para o "Fora Sarney" representam uma pequena parcela do Movimento!
Na minha opinião, o ME nao tem uma nova cara, tem a cara que sempre teve, talvez com atores novos, com ideias novas, mas sempre contestador e PRESENTE (sim) na vida diária dos estudantes! VIva a União Paranaense dos estudantes, rumo aos 70 com uma força de 20!
Paulo Bocatto
8 de setembro de 2009 às 1:05
"Diga-me com quem tú andas,que te direi quem és",pode colocar o Lula com esse povo também,quem puxa o saco de Sarney,Blairo,etc,é no mínimo conivente e igual a eles.
Michael Genofre
8 de setembro de 2009 às 7:10
Totalmente excelente a colocação da Rafaela… não tinha me atinado a isso. Realmente, as forças do movimento estudantil não pautam sua opinião sobre conjuntura nacional pela onda do "fora" ou "fica" Sarney.
Por outro lado, a matéria consegue ser feliz mostrando com uma pergunta como essa o que cada força pensa. Acaba mostrando a cara de cada força, mostra quem é porra loca, quem é mais encima do muro, quem é mais razoável. Isso é ótimo para o estudante ver que o movimento, mesmo com todas as suas dificuldade, debate assuntos de seu interesse (ainda que na maioria pautados pelo "4º poder"). E, como disse em meu blog, ponto para o Paulo, o que foi mais profundo: não adianta tirar um e colocar outro, precisa é mudar tudo de vez com uma reforma política séria e responsável.