Matinhos será a primeira cidade do Paraná a entrar em lockdown. A medida mais rígida no enfrentamento à covid-19 foi definida durante reunião do prefeito Zé da Ecler (Pode) com a Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quarta-feira (24) por conta do forte avanço da doença na região.
As atividades não essenciais não poderão abrir a partir desta quarta-feira (25). O decreto, que valerá por duas semanas, deve ser publicado até o fim da tarde.
Com o lockdown, será proibida a circulação de pessoas na orla e também na praia de Matinhos. Também serão montadas barreiras sanitárias na entrada da cidade.
“Não tem mais o que fazer. Estamos em um desespero muito grande. As medidas serão bem severas. Vejo que tem pessoas que não conseguem se conscientizar que a vida vale mais que dinheiro. As pessoas que não concordam não gostam da própria vida. Não vamos permitir que as pessoas andem na praia e no calçadão. Só saia de casa se realmente for necessário”, afirma o prefeito Zé da Ecler.
“Quem quiser sair, que saia. Mas para entrar em Matinhos vai ter que ter uma desculpa bem convincente. Não é época de passeio, brincadeira e vir na praia curtir. Vamos ficar em casa duas semanas”, completou.
Apenas farmácias, Igrejas (com 50% da capacidade total), panificadoras, postos de combustível, serviços de saúde pública e privada e supermercados poderão seguir funcionando. As ações de fiscalização e orientação da população serão feitas pela Guarda Municipal e Polícia Militar.
Aumento casos Covid-19
Matinhos praticamente dobrou o número de casos de coronavírus em 2021. Até o dia 31 de dezembro, eram 894 casos confirmados e 27 mortes. Já neste ano, o município já contabilizou mais 600 casos e 9 óbitos, totalizando 1554 ocorrências e 36 mortes. Além disso, a prefeitura aponta que os postos de atendimento chegaram a registrar média de 400 consultas diárias.
Com Portal Paraná