O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Goioerê, ofereceu denúncia criminal contra 20 pessoas ligadas à organização criminosa que atuava em diversos estados, especialmente a partir de presídios.
Os réus foram investigados no âmbito da Operação Sicário, ação deflagrada pelo MP-PR em julho de 2019 e culminou no cumprimento de 68 mandados de prisão e 80 de busca e apreensão em 40 cidades paranaenses, incluindo Goioerê, e em um município do estado de São Paulo.
Os denunciados são acusados de crimes como participação em organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, comercialização e porte de armas, tortura mediante sequestro e tentativa de sequestro. Entre as pessoas denunciadas – 15 mulheres e cinco homens –, 17 já se encontram presas, uma cumpre pena em regime aberto e duas estão monitoradas com o uso de tornozeleira eletrônica.
Desde o início da Operação, em 2019, as investigações levaram os promotores a realizar diversas ações em várias cidades. Dezenas de já pessoas foram condenadas.