O número de mortes por complicações da covid-19 nas cidades da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão (região da Comcam) em 2021 ultrapassou os dados de 2020. Nesta terça-feira (23) os municípios chegaram a 366 mortos, sendo 186 foram registrados este ano. É o que diz o levantamento exclusivo do Blog do Raoni feito com as informações das secretarias municipais e estadual de saúde.
Em comparação com os casos confirmados da doença, os municípios da região também estão altos. Enquanto em 2020, de março a dezembro, foram registrados 8.902 diagnósticos, este ano o acumulado já está em 18.750, um aumento de 110%.
O agravamento da pandemia em Campo Mourão e região transformou o mês de março como o mais letal, neste período foram confirmadas mais 90 mortes em decorrência da covid-19, até então, o mês de agosto havia sido o pior mês da pandemia com 47 vítimas fatais.
Nas últimas semanas, pelo menos 6 pessoas morreram enquanto aguardavam transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Somente três cidades, Altamira do Paraná, Quarto Centenário e Quinta do Sol, embora os dados indicam crescimento no número de casos confirmados.
Das mortes contabilizadas em 2021 chama atenção o aumento das vítimas com idade de 30 a 59 anos, nesta faixa etária os óbitos cresceram 88%, em comparação com o ano anterior.
Veja abaixo os dados de todas as cidades: