conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Mostra itinerante do Festival de Circo de Campo Mourão leva arte e encanto às escolas municipais

A Mostra Oficial tem início no dia 19 (segunda-feira) e segue até o dia 25 de maio.

A magia do circo tomou conta da Escola Municipal Maria do Carmo Pereira, no Jardim Paulista, com o início da Mostra Itinerante do 16º Festival de Circo de Campo Mourão. A ação, promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo descentralizar o acesso à arte e levar cultura de qualidade a todas as regiões da cidade, especialmente às comunidades escolares.

Nesta semana, o espetáculo “Números”, da renomada Cia. Os Palhaços de Rua, de Londrina (PR), percorrerá quatro escolas municipais, encantando alunos do ensino fundamental e da educação infantil com apresentações lúdicas, técnicas circenses e muita diversão.

A coordenadora do festival e da Escola Municipal de Artes Circenses, Priscila Beatriz Rodrigues, destaca a importância da itinerância para aproximar os alunos da cultura. “As crianças podem esperar muitos espetáculos diversificados, com uma grande variedade de técnicas circenses. Estamos levando arte para todos os cantos da cidade, especialmente para as periferias. É uma oportunidade de garantir acesso à cultura, ao riso, à fantasia, em locais onde muitas vezes isso não chega.”

A Mostra Itinerante antecede a programação oficial do Festival, que terá início na próxima semana com apresentações na Lona Circense instalada no Complexo Cultural Campo das Artes e também no Teatro Municipal, com atrações até mesmo de outros estados e países.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Roberto Cardoso, essa primeira fase do evento já antecipa o clima de festa que tomará conta da cidade. “A itinerância é o pontapé do festival. Levamos o circo às escolas para incluir as crianças e criar essa movimentação cultural. O festival é gratuito, promovido com muito carinho para toda a população de Campo Mourão. É muito gratificante ver o envolvimento da comunidade e a alegria das crianças.”

O diretor da Escola Municipal Maria do Carmo Pereira, Valdecir Rupel, também destacou o impacto positivo da iniciativa. “É de extrema importância trazer esse tipo de apresentação para nossas crianças, especialmente para aquelas que não teriam acesso de outra forma. Hoje temos cerca de 480 alunos na escola e todos participaram. É cultura, é inclusão, é oportunidade.”

A Mostra Itinerante também poderá ser assistida pela comunidade em geral na próxima sexta-feira (16), às 10h e 15h, no Teatro Municipal, sem necessidade de retirar convite previamente.

O Festival de Circo de Campo Mourão já é uma das maiores e mais tradicionais celebrações da arte circense no Paraná. Em sua 16ª edição, reforça o compromisso da cidade com a formação cultural de suas crianças e com o fortalecimento da arte como ferramenta de transformação social. A Mostra Oficial tem início no dia 19 (segunda-feira) e segue até o dia 25 de maio.

Prefeitura de Campo Mourão promove o 16º Festival de Circo com espetáculos gratuitos e oficinas formativas

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença