
Mutirão “Meu Pai Tem Nome” oferece exame de DNA gratuito em Campo Mourão
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) promove no dia 15 de agosto, sexta-feira, o mutirão Meu Pai Tem Nome, em Campo Mourão, com atendimentos gratuitos para reconhecimento de paternidade e realização de exames de DNA sem custo. A ação ocorre das 13h às 17h, na sede da Defensoria, localizada na Rua Santa Cruz, 923 – Centro, e também é aberta a moradores de cidades vizinhas.
Para participar, é necessário realizar inscrição prévia até o dia 11 de agosto por meio de formulário online clique aqui para acessar. Após a inscrição, a equipe da DPE-PR entra em contato para orientar sobre a documentação exigida e, se for o caso, agendar a coleta do exame. É fundamental que todas as partes envolvidas compareçam na data agendada e estejam abertas ao diálogo.
O projeto busca promover o direito ao reconhecimento de paternidade, seja ele biológico ou socioafetivo, e neste ano passa a incluir casos post mortem, quando o suposto pai já faleceu — situação em que a participação de parentes próximos é essencial para a coleta de material genético.
A campanha nacional é coordenada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e, em 2024, teve sua maior edição já registrada no Paraná. Em 2025, o estado participa com mutirões em nove municípios, incluindo Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Campo Mourão.
Mais do que um nome no registro, o reconhecimento de paternidade é um direito fundamental de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção da identidade, pertencimento e vínculos familiares. A Defensoria reforça que a ação é uma oportunidade de promover justiça, inclusão e afeto por meio do diálogo e da responsabilidade.





























