Nos últimos dias, intensificaram-se os debates sobre o uso do medicamento Ivermectina como forma de prevenção ao COVID-19. Apesar de não haver evidências que seu uso ajuda no tratamento ou prevenção, houve quem o defendesse e há inclusive médicos que estão receitando o medicamento.
Isso aconteceu em Campo Mourão. Uma receita médica foi motivo de muita discussão nas redes sociais e o Blog do Raoni procurou o secretário de saúde do município, Sérgio H. Santos, para saber se há pelo município a recomendação ou um protocolo para o uso do medicamento em casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.
Santos confirmou o receituário que estava exposto em redes sociais e esclareceu a nossa reportagem que o médico pode receitar o remédio que achar necessário para o tratamento e disse que “o município não tem nenhum protocolo que fala que tem que receitar qualquer medicamento para prevenção ou tratamento do COVID, então o médico que achar que dentro da conduta dele tem que receitar, ele vai receitar ou Ivermectina ou qualquer medicamento que dentro do conhecimento dele achar bem necessário” disse.
O secretário informou também que o município não disponibilizou esse remédio ao paciente que a receita se tornou pública nas redes sociais.