O ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet utilizou um termo racista para se referir ao heptacampeão Lewis Hamilton para comentar o acidente que envolveu o inglês e seu genro Max Verstappen, durante o Grande Prêmio de Silverstone, em 2021.
A palavra “neguinho” foi usada por Piquet, durante uma entrevista em novembro do ano passado, mas veio a público no último fim de semana e causou grande repercussão mundial. Desde que o vídeo viralizou, Hamilton tem recebido diversas manifestações de apoio de solidariedade.
A Federação Internacional do Automobilismo (FIA), a Fórmula 1 e Mercedes se pronunciaram nesta terça-feira (28) e repudiaram o comentário do ex-piloto. Rivais como Ferrari, McLaren, Alpine e Aston Martin, bem como George Russell, colega de equipe do heptacampeão, publicaram manifestações de apoio ao britânico.
Lewis Hamilton, utilizou suas redes sociais para comentar o caso e disse que Piquet possui uma “mentalidade arcaica”.
“Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu em uma primeira publicação, em português. Em seguida, Hamilton relembrou as diversas vezes que passou por algo parecido em sua carreira. “É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, afirmou.