Aconteceu no último dia 9 o julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva da Associação Portuguesa Londrinense pela escalação irregular do atleta Dhyonatas Encarnação Ciriaco.
Ciriaco estava suspenso e mesmo assim foi escalado. Desta forma, a equipe denunciada infringiu o artigo 27 do Regulamento Geral das Competições bem como o artigo 214 § 1º do CBJD.
A equipe de Londrina foi punida pela escalação irregular. No entanto, ainda não foi publicado oficialmente qual a punição sofrida pelos londrinenses. Nos bastidores fala-se de 3 pontos perdidos e multa.
A confirmação da punição apenas se dará nesta segunda-feira, 15. O TJD ainda aguarda o acórdão para intimar as partes e divulgar a decisão oficial do pleno do Tribunal.
Esta pendência além de definir o futuro da própria Portuguesa também definirá o do Sport. Se a Lusinha perder só 3 pontos, o time de Londrina deverá disputar a Divisão de Acesso em 2005. Caso perca mais, o Sport é quem pode subir de divisão. Portanto, é esta disputa que está em jogo neste julgamento.
O arbitral da Divisão de Acesso acontece nesta segunda, 15 de dezembro e a Portuguesa Londrinense foi convidada para participar. Então o resultado oficial deste julgamento é decisivo para permanência ou não no grupo da segunda divisão.
Além da Portuguesa, estão convocados para o arbitral as seguintes equipes: Apucarana Sports, Batel de Guarapuava, Paranavaí, Cianorte, Andraus Brasil, Francisco Beltrão, Pato Branco, PSTC e Toledo Colônia Work.