O sistema de saúde de Nova Cantu entrou em estado de alerta nessa sexta-feira (11), após 2 profissionais de saúde testarem positivo para o novo coronavírus e outros 8 apresentarem sintomas e necessitarem ser afastados de suas funções.
As baixas obrigaram a Secretaria Municipal de Saúde a remanejar as pressas equipe de enfermeiras que atendem na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Cantu para o Hospital Municipal Alvadi Monticelli em substituição a esses 10 funcionários.
Recentemente as pessoas voltaram às ruas, e as atividades produtivas, após terem sido paralisadas no final de março. A Secretaria de Saúde, Daiane de Oliveira, fez um apelo à população para que se mantenha em isolamento social o máximo possível e enfatiza que “flexibilização não é liberação”. A cidade passou um longo período sem registrar nenhum caso, mas atualmente acumula 17 casos confirmados e 1 óbito pela doença.
Após quase seis meses de pandemia a cidade confirmou na quinta-feira (10) primeira morte pela covid-19, uma mulher de 71 anos, que fazia hemodiálise três vezes por semana em Campo Mourão.
Até que saia o resultado dos exames dos 8 trabalhadores da saúde coletados nessa sexta-feira, no Posto de Saúde (UBS) ficará somente uma enfermeira que fará apenas curativos e medicações domiciliares, os demais atendimentos casos de urgências e emergências serão realizados no Hospital Municipal.