Ontem o Presidente da Colômbia Alváro Uribe (o mesmo que quer dar bases militares em seu território para os EUA), conseguiu aprovar na câmara por 85 votos a favor e 5 contra a possibilidade de disputar um 3º mandato. Eram necessários 84 votos. Algumas coisas me chamaram a atenção. Primeiro grandes acusações sobre compra de votos e a oposição deixando a assembleia acusando o Golpe do Presidente. Segundo 92 dos 165 deputados não podiam votar por suspeitas de compra de voto, o que não os impediram de fazer. Com isso Uribe conseguiu passar a possibilidade de 3º mandato, ele que já havia feito manobra semelhante para conseguir poder se candidatar a reeleição.
Mas, além de tudo isso o que me deixou mais perplexo foi a forma que isso foi tratado pela grande mídia brasileira: com total naturalidade, e que como Uribe teria “70% de aprovação” e é o “favorito para a eleição do ano que vem”, nada mais natural que ele pudesse se candidatar (trecho entre aspas extraído do Jornal Nacional da Rede Globo, que não classificou Uribe como ditador e autoritário como faz com Chávez pelo mesmo motivo). Acredito que você leitor já entendeu onde quero chegar. Para o Lula não pode 3º mandato é um vergonha, mesmo este tendo 88% de aprovação e sendo o favorito para as próximas eleições (se disputasse). Com Chávez é a mesma coisa. Quando FHC (o primeiro a mudar a constituição em benefício próprio para permitir um novo mandato, com compras de voto e tudo mais e que isso fique bem claro) também não houve nenhuma comoção da mídia, dizendo que isso era uma vergonha.
Não se trata aqui de defender um 3º mandato e quero deixar isso bem claro (apesar de que a democracia não é a vontade da maioria sobre a minoria?). Meu objetivo aqui é apenas mostrar como a Mídia brasileira é corrompida, tem dois pesos e duas medidas e que quando o que acontece é do seu interesse não tem problema. Uribe é o único líder sul-americano a manter estreitos laços com os EUA, por isso ele é um bom garoto.
Para encerrar fica uma reflexão de Lenin, “Os capitalistas chamam liberdade de imprensa a compra dela pelos rico, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinião pública”. Será que isso é atual? Será que tem haver com o PIG?
Bom, é isso!
Paulo Bocatto
4 de setembro de 2009 às 12:21
O que está acontecendo na Colômbia é uma vergonha.
Adriano Pereira
4 de setembro de 2009 às 23:14
é uma vergonha mesmo. que tal chamar o Uribe de ditador hein PIG?