A entrevista não é nova, mas é um capítulo interessante sobre a Reforma Trabalhista. O advogado trabalhista Sérgio Batalha esteve na Globo News e foi contundente em alguns pontos sobre a reforma proposta pelo governo Temer (PMDB) e que é muito criticada pelas centrais sindicais, desde a CUT até a Força Sindical.
Batalha foi enfático em alguns pontos: “o que se quer, efetivamente, é cortar custo da mão de obra”, criticou a livre negociação entre trabalhadores e empresários e também refutou a relação entre mudanças nas regras e diminuição do desemprego: “Creio que não há nenhuma relação. O que cria emprego é produção econômica. Você não vai contratar um empregado a mais no seu negócio só porque está um pouco mais barato. Normalmente, esse pequeno ganho marginal de mão de obra, ele vai para o lucro do empresário” afirmou o advogado trabalhista.
Em síntese, Batalha disse que o empresariado quer um aumento no lucro em um momento de crise, o governo não quer ceder a carga tributária e então é necessário se tirar de alguém, nesse caso do trabalhador.
Confira a entrevista completa disponibilizada no Youtube