conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Educação

Oposição quer CPI para investigar desvios na construção de escolas no Paraná

Governo Richa envolto em outra grande polêmica.

Governo Richa envolto em outra grande polêmica.

As recentes denúncias de desvio de dinheiro público que seriam usados na construção de escolas no Paraná chocou a opinião pública do estado e levou a bancada de oposição na Assembleia Legislativa e iniciar o debate sobre a abertura de uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – para investigar o caso.

Conforme denúncia do GAECO, o suposto desvio poderia ter causado um prejuízo de R$ 18 milhões de reais aos cofres públicos. O esquema, quase a totalidade do dinheiro previsto em contrato foi liberada pelo governo à Valor Construtora para tocar dez obras, embora a empresa tenha executado apenas parte dos serviços. A fraude ocorria a partir de falsas medições sobre a evolução dos trabalhos, o que permitia a liberação das faturas de pagamento.

Parte dos recursos desviados teria abastecido campanhas eleitorais em 2014, incluindo a da reeleição do governador Beto Richa (PSDB). Dois aliados do governador, o presidente da ALEP, Deputado Ademar Traiano (PSDB) e o primeiro secretário, Deputado Plauto Miró (DEM) poderiam estar envolvidos. Os dois negam participação.

Não será fácil conseguir a adesão para uma comissão de investigação, já que o governo Richa tem uma maioria folgada na casa. No entanto, o líder da oposição, Deputado Tadeu Veneri (PT) acredita que é um dever dos parlamentares investigar: “Se não fizermos isso, vai ficar notório que a Casa estará ignorando o assunto que pauta a vida pública no estado há 60 dias” afirmou Veneri.

*

Se uma forte suspeita de desvio de dinheiro público na ordem de R$ 18 milhões de reais para construção e ampliação de escolas não é motivo para uma CPI, o que seria?

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença