A fila por espera por vaga de leito para tratamento de paciente com covid-19 se materializou na tarde desta quinta-feira (27) em frente a Central Hospitalar de Campo Mourão, quando uma moradora de Farol chegou a ficar quase duas horas dentro da ambulância aguardando uma vaga em algum hospital paranaense.
A paciente, de 52 anos de idade, foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e enviada pela Central de Regulação Médica de Urgência Regional de Umuarama (Samu Noroeste) para Campo Mourão, mesmo com a informação de que todos os leitos estavam ocupados na cidade.
O Samu precisou retornar a base para buscar mais oxigênio. Após o período de espera ela foi transferida para um hospital em Maringá.
Nos últimos dias, com casos ativos e índice de transmissão em alta, a pressão no sistema de saúde de todos os municípios da região de Campo Mourão tem aumentado rapidamente e, infelizmente, a cena deve hoje tende a se repetir.
O Paraná tem atualmente 5.797 pacientes internados para tratamento da doença, entre leitos de UTI e enfermaria. Há cerca de 1.200 aguardando uma vaga.
De acordo com Serviço de Regulação de Leitos, 52% dos pacientes aguardam em média até 4 horas para conseguir uma vaga nos hospitais paranaenses.
Da Redação com informações Rafael Silvestrin