Se você já foi infectado pelo coronavírus, pode ajudar no tratamento de outros doentes. É com este mote que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) iniciou uma grande campanha para a doação de plasma convalescente pela população.
A ação integra o projeto-piloto que permite a utilização de plasma como procedimento experimental no combate ao mesmo coronavírus, causador da Covid-19. A intenção é conseguir de 10 a 15 doações por dia, em todas as 23 unidades que formam a rede do Hemepar no Estado.
De acordo com o Hemepar, 40 pessoas em todo estado já foram beneficiadas pela técnica, todos com um índice de 100% de reação positiva, usado, inclusive no Hospital Santa Casa de Goioerê.
O experimento consiste em utilizar o plasma convalescente, parte líquida do sangue, coletada dos pacientes que se recuperaram da infecção pela doença. A técnica utiliza este material para tratar pessoas que tenham sido contaminadas pelo vírus e estejam no início dos sintomas, ainda no quadro leve.
A seleção dos doadores de plasma é realizada presencialmente e os interessados devem fazer o agendamento pelo fone 44 99878-3811 ou 3525-1102 no Hemonúcleo de Campo Mourão.
Mais informações: www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue