O Governo do Paraná dá início nesta terça-feira (27) ao plantio de mais de 46 mil mudas de Araucária em todo o Estado. A ação é realizada pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
O plantio de Araucárias, a partir desta terça, compreende uma área de 367,29 hectares – o correspondente a 367 campos de futebol.
A ação faz parte do Programa Paraná Mais Verde, que tem como meta plantar 2,5 milhões de mudas até o final deste ano e chegar a marca de 10 milhões de mudas até o final de 2022.
A data pode ser alterada se as condições climáticas não forem favoráveis.
Serviço:
Agenda desta terça-feira (27/10)
Campo Mourão
500 mudas
Horário: 9h30
Local: Ponte do Muquilão, em Iretama
Ao todo, serão plantadas 2.600 (0,96 hectares) mudas na região durante a semana.
A Araucária, uma árvore ancestral do Brasil, mas que corre grandes riscos de extinção em razão do desmatamento e dos efeitos das mudanças climáticas. Conhecida como árvore-símbolo do Paraná pode sumir em cinquenta anos se nada for feito para recompor as florestas com o pinheiro que dá pinhão.
De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, em 2019, o desmatamento no bioma cresceu 27,2%, perdendo um total de 14.500 hectares de floresta, sendo 24% foram nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Estima-se que hoje ocupe menos de 3% de sua área original.