O deputado federal, José Carlos Schiavinato (PP) morreu vítima da covid-19, na noite da terça-feira (13), em Brasília. Ele foi o primeiro deputado federal em exercício a morrer vítima da doença.
Natural de Iguaraçu, no norte do Paraná, ele tinha 66 anos e estava internado desde 3 de março na capital da República. Segundo a assessoria do parlamentar, o corpo será trasladado de Brasília para Toledo onde foi prefeito por dois mandatos.
A esposa do deputado, Marlene Schiavinato também morreu vítima da doença, no dia 12 de março. Mas, de acordo com a assessoria, o deputado não chegou a ser informado da morte da companheira.
Schiavinato estava em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, era considerado aliado de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele era membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi deputado estadual no Paraná (2015-2018) e prefeito de Toledo por dois mandatos (2005-2012).
Senado
Três senadores já morreram em decorrência da covid-19, Major Olímpio (PSL), José Maranhão (MDB) e Arolde de Oliveira (PSD).
Suplente
Valdir Rossoni (PSDB), conhecido político paranaense, deve assumir a vaga de Schiavinato. Ele tem 68 anos e já foi deputado federal, chefe da Casa Civil no governo estadual de Beto Richa (PSDB) e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em 2018, ele tentou se reeleger como deputado federal, mas não conseguiu.