Agora não tem mais desculpa em dizer que nunca assistiu a um filme feito pela gente da nossa terra. Há alguns dias foi lançado o Paranáflix, uma plataforma colaborativa com intuito de difundir produções cinematográficas realizadas em todo o estado do Paraná.
O portal dá espaço para que profissionais da área divulguem seus projetos já disponíveis em outras plataformas, como YouTube e Vimeo e já conta com mais de 130 filmes no acervo.
A Paranáflix surgiu como lista colaborativa organizada por Tomás von der Osten, através de uma pesquisa colaborativa de Tomás para o Cine Clube Aurora onde é curador junto com Cristiane Senn e William Biagioli. O site foi desenvolvido pela irmã dele que é programadora, Marcela Mancino.
Segundo Tomás, que também é cineasta e professor do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, a plataforma surgiu como um projeto de visibilidade e acessibilidade ao cinema produzido no Paraná. “Eu percebi que muitas pessoas sequer sabem que existem muitos e bons filmes produzidos no Paraná, filmes que em muitos casos são aclamados fora do estado e no exterior, sem nunca chegar ao público do estado”, explicou.
Para conhecer mais, acesse o site oficial da Paranáflix
Com Tribuna do Paraná