As tarifas de ônibus intermunicipais do Paraná terão reajuste de quase 7% nesta sexta-feira (1º), o aumento médio nos preços foi autorizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e valerá a partir da meia-noite.
De acordo com o DER, o percentual médio de aumento é de 6,64% para linhas rodoviárias e 6,90% para linhas metropolitanas, ambas outorgadas pelo DER/PR.
O reajuste é feito todos os anos com base em um decreto publicado em 2000, que regulamenta os serviços de transporte de passageiros intermunicipal entre as cidades paranaenses.
O governo paranaense diz que entre os fatores que mais impactaram o cálculo neste ano de 2021 estão o aumento nos preços dos combustíveis e o reajuste de salários.
“O reajuste tarifário tem o propósito de garantir que a operação das linhas intermunicipais de ônibus permaneça não apenas viável, mas também competitiva. A venda das passagens deve cobrir todos os custos do transporte, a remuneração das empresas, que geram empregos diretos e indiretos, e ainda ser justa para o passageiro”, explicou, por meio de nota, a coordenadora de Transporte Rodoviário Comercial do DER/PR, Maria Elizabete das Neves Bozza.
O DER explicou ainda que o aumento não vale para as linhas de ônibus outorgadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).