Após os resultados do primeiro turno das eleições municipais, o PMDB saiu como o partido mais vitorioso em prefeituras do Brasil. O partido de Michel Temer elegeu 1028 prefeitos, contra 793 do PSDB de Aécio Neves. O PT recuou em número de prefeituras, elegendo 256 prefeitos pelo país.
Na terceira posição está o PSD, que elegeu 539 prefeitos. PP, PSB, PDT, PR, DEM e PTB completam o quadro, que tem o PT como décimo.
O PSDB cresceu de 2012 para cá. No entanto, em relação a disputa presidencial de 2018 a disputa interna será grande, já que Alckmin saiu fortalecido com a eleição de João Doria em São Paulo e com a vitória em diversas prefeituras importantes do estado.
Ao todo, 31 partidos elegeram prefeitos no Brasil. Apesar da diminuição do PT, outro aliado o PCdoB cresceu sua participação para 80 prefeituras. O PDT, que também tomou posição contra o Impeachment de Dilma, cresceu em número de eleitos, o que fortalece a posição de Ciro Gomes como pré-candidato a presidente.
Já a Rede, o novo partido de Marina Silva, não foi bem em sua primeira eleição. O partido elegeu 5 prefeitos e ainda disputa o segundo turno em Ponta Grossa, Paraná. Pouco para um partido que tem uma possível candidata a presidente da república em 2018.
O SD, PROS e até o PEN fizeram mais prefeitos do que a Rede de Marina Silva.
O quadro para 2018 vai se desenhando…