A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio a Associação de Proteção aos Animais de Barbosa Ferraz (APABARF), no dia 05 de janeiro, por volta das 14h, por uma denúncia anônima de maus tratos contra animais. As informações recebidas dos populares tratavam de abandono dos animais, pois a proprietária da residência estava em viagem a cerca de 15 (quinze) dias.
Segundo informações da Polícia Militar, as equipes da Polícia e da Associação adentraram no quintal da residência e localizaram 3 (três) cachorros adultos, estando um deles fechado em local insalubre contendo fezes misturadas aos alimentos dos animais e sem água, outro estava solto e o terceiro acorrentado, mas nas mesmas condições. Ainda segundo informações dos vizinhos, o mesmo acabará de parir 3 (três) filhotes no dia anterior.
Além dos cachorros, havia um papagaio preso em uma gaiola no teto, um animal silvestre sem a devida identificação e condições de alimentação e água precárias. A ave foi apreendida e encaminhada ao Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão. Também foram localizadas mais 6 (seis) aves da espécie Calopsita, sendo que uma dessas estava chocando em um ninho dentro da mesma gaiola, todas em situação insalubre.
Diante dos fatos, os animais foram recolhidos pela APABARF, com apoio da Polícia Militar, foi lavrado o boletim de ocorrência com depoimento das testemunhas e encaminhado para a Delegacia de Barbosa Ferraz para as providências da Polícia Judiciária.