A Prefeitura de Maringá, voltou a recomendar que a população use máscaras faciais para evitar o contágio da Covid-19. A medida leva em consideração o aumento em 134% do número de casos ativos da doença na cidade. O último boletim, publicado na sexta-feira (20), apontava 2.167 pessoas passíveis de transmissão do vírus.
A recomendação é para o uso de máscaras em ambientes fechados, que incluem o transporte coletivo e as unidades de ensino das redes pública e privada. Segundo o secretário municipal de Saúde, Clóvis Augusto Melo, apesar do baixo número de pessoas internadas pela Covid-19 nos hospitais, o aumento de registros de casos positivos da doença em Maringá levou à recomendação sobre o uso das máscaras.
“Os dados apontam aumento do número de testes com resultado positivo no município”, afirma. “Esta época do ano é propícia para a transmissão de diversos vírus respiratórios, como os da influenza e o Sars-Cov-2, causador da COVID-19. Assim, nossa recomendação à população é evitar aglomerações, usar as máscaras em ambientes fechados e manter a ventilação constante, sempre que possível com as janelas abertas”, explicou.
Melo destacou ainda que, para pessoas com sintomas gripais, o uso de máscaras é obrigatório, além da necessidade de serem seguidas à risca as orientações para quem testou positivo para a doença, como o isolamento de 7 dias.