Uma parceria inédita entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) poderá viabilizar a instalação do Instituto em Campo Mourão.
O assunto foi tema de uma reunião realizada nesta semana, em Curitiba, entre o prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania), o reitor da UTFPR, Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho e o vice-reitor do campus de Campo Mourão, Heron Oliveira dos Santos Lima.
Segundo o reitor em exercício do IFPR, professor Paulo Yamamoto, o projeto faz parte dos planos de expansão do instituto.
Um grupo de trabalho do IFPR e do município de Campo Mourão estão elaborando um estudo técnico sobre a demanda, estrutura e viabilidade. A UTFPR também já manifestou interesse na parceria.
“É mais uma ação conjunta para proporcionar, de forma mais ampla possível, o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade aos nossos jovens”, comentou o prefeito Tauillo.
O IFPR é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
No país são 38 unidades que são especializadas na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.
No Paraná são 43 cursos técnicos presenciais, 11 cursos técnicos na modalidade a distância, 20 cursos superiores presenciais, três cursos de especialização na modalidade presencial e um curso de especialização na modalidade a distância, com 26 mil estudantes.
Na região noroeste existem campus e campus avançados em Goioerê, Astorga, Umuarama e Paranavaí.