O número de casos de AIDS entre jovens vem aumentando em Campo Mourão e região. Pelos registros da Secretaria Municipal de Saúde atualmente são 46 casos (20 mulheres e 26 homens), sendo 17 de Campo Mourão e 29 de outros municípios da região.
“A maioria dos casos é entre os jovens de 19 a 29 anos e do sexo masculino. Isto nos preocupa, pois percebemos que o jovem não está se prevenindo com o preservativo, que é um método de proteção não só contra o HIV contra outras doenças sexualmente transmissíveis”, ressalta Vanessa Pelizari, coordenadora do programa Saúde da Família.
Ela lembra em todas as Unidades de Saúde mantidas pelo município de Campo Mourão são distribuídos preservativos (masculino e feminino) gratuitamente. “Os preservativos são deixados, inclusive, em lugares de fácil acesso, para a pessoa simplesmente pegar, não necessitando pedir para algum funcionário. Fazemos isso pensando naqueles que têm vergonha de solicitar”, informa Vanessa.
Também em todas as Unidades Básicas são realizados o Teste Rápido para diagnóstico de HIV, Hepatite e Sífilis. “O exame é realizado pelo enfermeiro e dura cerca de 15 minutos”, explica, ao acrescentar que as UBS também realizam uma consulta de enfermagem com aconselhamento e orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
O trabalho de prevenção é permanente, inclusive com palestras nas escolas e empresas realizadas pelo Ambulatório Municipal de Doenças Infecto-Contagiosas.