O presidente de Honduras, que voltou ao país nesta segunda-feira (21), surpreendendo o governo golpista, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por o ter acolhido na embaixada brasileira em Tegucigalpa. Ele também anunciou que o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), José Miguel Insulza chega amanhã ao país para apoiar seu regresso ao poder. Milhares de pessoas se concentraram diante da embaixada, em apoio a Zelaya.
O presidente Zelaya conclamou o povo hondurenho a se reunir em frente à embaixada brasileira e acompanhá-lo “na recuperação do fio constitucional da nação”, rompido há 86 dias com o golpe militar de 28 de junho. Zelaya chamou as Forças Armadas de Honduras a “manter a cordura”. “As pessoas estão desarmadas, gritando pacificamente lemas, com alegria”, observou. Ele se reuniu com sindicalistas do magistério e outros representantes de organizações sociais.
Na foto acima é bem representativa. Na segunda imagem, a Bandeira Brasileira ajuda a re-estabelcer a ordem democrática no país, mostrando que nós agora jogamos realmente um importante papel na diplomacia mundial. Fico orgulhoso e feliz de o Brasil ter contribuido efetivamente para o retorno do Presidente democraticamente eleito. Na primeira imagem o apoio popular ao presidente, com milhares de pessoas em frente a embaixada brasileira.
Agora é claro que o PIG não apoia. Veja o que diz o Estadão: a volta ao poder do presidente eleito é uma ameaça à normalidade social. Como assim? Só podem estar brincando. A ameaça a normalidade social foi o golpe de estado contra ele e não o contrário. É impressionante como nossa mídia é corrompida e tem lado sim.
Esperamos que a normalidade democrática volte ao país o mais breve possível.
Bom, é isso!
Colaboração e fotos: Vermelho e Conversa Afiada
Fabrício
22 de setembro de 2009 às 10:23
Nessas horas me dá orgulho de ser brasileiro!