Neste último domingo o Presidente Lula fez um pronunciamento em rede nacional em ocasião a comemoração ao Dia da Independência. (Veja vídeo acima com pronunciamento na íntegra)
Em seu discurso o Presidente falou principalmente sobre a questão do pré-sal, explicou o objetivo dos projetos de lei enviados ao Congresso Nacional e ainda pediu a participação da sociedade na discussão e cobrando os parlamentares (e isso eu achei muito bom). Explicou também a diferença entre esse projeto (o de partilha) e o projeto privatizante de FHC de 1997 e porque a mudança vale só para as novas descobertas e não para as que já estão sendo exploradas – “O Brasil acreditas no livre mercado, mas também no papel do estado como indutor do desenvolvimento” (a parte do livre mercado eu deixaria de fora – RA). Lula classificou ainda a questão do Pré-sal a 2ª Independência do Brasil e ainda defendeu a criação do Fundo Social para os recursos oriundos do Petróleo.
Lula aproveitou para mostrar os números do Brasil de 2003 para cá em comparação ao outro governo. Números muito positivos, das quais destaco os 11 milhões de empregos com carteira assinada (Lula tinha falado em campanha que geraria 10 milhões de empregos e foi motivo de muita chacota – RA). Também mostrou a taxa de crescimento com média de 4,1% ao ano.
Mas o mais importante no discurso: Deixou claro a oposição como fará a campanha de seus candidatos. Vai comparar as diferenças de governo e os números – como diria PHA vai pregar FHC no pescoço de Serra – e ainda deixou em situação difícil deputados e senadores da oposição que agora terão que explicar porque são contra as leis do Pré-sal e querem retardar o crescimento do País – Essa também vale para você Senador Álvaro Dias, existe petróleo no litoral do Paraná.
No mais acho importante essa atitude de vir em rede nacional falar com o povo. Lula deveria fazer mais isso e essa é uma crítica que não posso deixar de fazer. Com esses meios de comunicação totalmente dominados e juntos no PIG, Lula deveria utilizar mais esse canal para falar como o povo, Lula as vezes parece mesmo um “Presidente que tem medo” mais uma expressão de PHA.
Bom, é isso. Veja o vídeo e deixe seu comentário!
Robson Larranhaga
7 de setembro de 2009 às 15:30
Bom, tomara que o “Fundo Social para recursos oriundos do petróleo” não se transforme num “Fundo Social para o enriquecimento ilícito de alguns políticos”.
Paulo Bocatto
8 de setembro de 2009 às 1:02
Esse pronunciamente do Lula foi patético,ele está usando o pré sal como plataforma de campanha,que dúvida Robson que esse fundo não vai ser para enriquecimento ilícito.
leandro
10 de setembro de 2009 às 16:47
minhas amigas e meus amigos
fato:é a primeira vez em toda a história da república federativa do Brasil que temos uma economia tão solida e pulsante.
agora quanto a esse petróleo só no futuro veremos os beneficios ou estragos que ele vai nos fazer.
Flávio
16 de janeiro de 2017 às 16:19
Em 2018 esse porco não pode ganhar!