A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu três homens por contrabandear um medicamento anti-inflamatório que está sendo usado para o tratamento contra a Covid-19 em vários lugares do Brasil. O flagrante aconteceu nesta quinta-feira (8), na BR-158, em Campo Mourão.
De acordo com as informações, os homens estavam em um carro com placas de Itapevi (SP) e transportavam em uma bolsa térmica, oito ampolas de 200 mg/10ml e duas ampolas de 400 mg/20 ml, do remédio chamado de Actemra IV – Tocilizumab. Todos comprados no Paraguai e que seriam levados para Minas Gerais.
A PRF, eles informaram que cada ampola foi comprada por R$ 1.250 no país vizinho e pretendiam revender por até R$ 13 mil no Brasil. Os três foram presos por falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais e levados à Polícia Federal de Maringá.
Medicamento
Tocilizumabe é um anti-inflamatório usado para tratar artrite reumatoide. O medicamento não tem indicação aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso contra Covid-19.
A Roche Farma Brasil, informou, por meio de nota que não apoia nenhuma ação para utilizar esse medicamento para tratamento de doenças não indicadas na bula.