Nesta segunda-feira (7) e nesta terça-feira (8) o Procon de Campo Mourão fiscalizou filas de bancos e lotéricas na cidade. A fiscalização ocorreu após longas filas que se formaram, algumas com mais de um quarteirão de extensão, e os consumidores denunciarem a demora no atendimento bancário.
“Constatamos pessoalmente essas longas filas e imediatamente nosso pessoal do Procon foi às ruas para garantir o direito do consumidor e notificar os bancos e lotéricas” disse Sidnei Jardim, Secretário Executivo do Procon de Campo Mourão.
Os agentes orientaram pessoalmente os gerentes das agências que a responsabilidade pela organização das filas é dos próprios estabelecimentos.
O artigo 24 do Decreto nº 8965/2021 dispõe que bancos e cooperativas de crédito poderão manter os atendimentos presenciais, observando-se a lotação máxima de uma pessoa a cada quatro metros quadrados, e que é responsabilidade deles a organização de filas internas e externas com distanciamento de dois metros entre as pessoas.
Os gerentes também foram orientados que de acordo com a Lei, o tempo razoável para atendimento do consumidor é de até 20 minutos em dias normais e de até 30 minutos em vésperas ou após feriados prolongados.
Ao longo dos próximos dias, o Procon vai manter essa fiscalização e, agora já orientados, os bancos e lotéricas serão multados em caso de descumprimento.
“Para os próximos dias vamos multar os bancos, lotéricas e cooperativas de crédito que não cumprirem a lei, além de continuar ajudando na orientação, em especial dos aposentados. Solicitamos aos familiares que conversem com seus idosos, os orientem e os ajudem a fazer através do aplicativo, até porque estão sujeitos a serem infectados pela COVID-19 num momento em que não há leitos na UTI e nem enfermarias e que muitas pessoas estão morrendo por conta desse vírus maldito”, finalizou Sidnei Jardim.
Com Assessoria