Professores e funcionários da rede pública estadual do Paraná mobilizam-se em todo o estado para participar da Assembleia Geral da categoria, marcada pela APP Sindicato para a manhã do dia 11 de fevereiro no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro em Maringá.
A expectativa é de grande participação dos educadores, que se deslocarão de todos os cantos do estado, de carro ou de ônibus. Sairão ônibus de todos os núcleos sindicais da APP.
A assembleia foi marcada e deve deliberar sobre se haverá greve ou não, entre outras pautas. A possibilidade da greve acontecer neste momento é bastante grande, tendo em vista que o governo não cedeu em nenhum ponto reivindicado pelos professores.
O clima entre governo e professores já não era nada bom com problemas que já vinham se acumulando como o atraso no pagamento das promoções e progressões e o não pagamento da data-base que estava prevista para acontecer em janeiro de 2017. A tensão aumentou muito após o governo Beto Richa (PSDB) tornar pública a resolução 113/2017 que diminui a quantidade de horas atividades por docente e ainda modificou as regras par distribuição de aulas. A APP Sindicato classificou as novas regras como “punição aos professores” e chama a resolução 113/2017 de “resolução da maldade”.