A Fundação Araucária divulgou, na terça-feira (22), o resultado preliminar dos 200 projetos selecionados para a Fase 2 do Programa Centelha Paraná, dessas 3 são startups de Campo Mourão.
O programa visa estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores e, apoiar a geração de empresas de base tecnológicas a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do Estado do Paraná.
Das 200 ideias selecionadas na primeira fase da chamada pública, três são de Campo Mourão. Um total de 802 propostas foram submetidas ao programa em todo o Paraná.
Ao final, até 30 projetos serão contemplados, cada um com R$ 60 mil em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.
As três startups de Campo Mourão
Uma das selecionadas é a TrackingTec, desenvolvida por alunos e professores da Unespar e UTFPR, e que consiste em um sistema de rastreabilidade por tecnologia de blockchain. Ela permite conectar toda a cadeia produtiva e obter dados relacionados a produção, plantio, colheita, uso de defensivos e facilitar os processos de certificação e selos de qualidade.
Outra é a Atla Ensino, desenvolvida por alunos da UTFPR e que já conta com o apoio do prefeitura por meio da Secretaria de Educação. É uma plataforma de ensino que oferece soluções administrativas, pedagógicas e de comunicação para toda comunidade escolar, de pais e alunos e professores e equipe de Gestão. Atualmente o projeto também conta com o apoio da Fundação Educere.
Por fim, o terceiro projeto é o Sangue Bom, startup com foco em responsabilidade social para o maior engajamento, incentivo e fidelização de doadores de sangue, medula óssea e práticas sociais. O aplicativo cria uma rede colaborativa integrando Hemonúcleo, Doadores e Comércio. Este projeto foi um dos vencedores do primeiro EmpreendeWeek 2017, maior evento de inovação e empreendedorismo da região, idealizado em parceria com o Sebrae e hoje realizado também pelo Sindimetal, UTFPR, e Acicam.
Os projetos ainda passarão por mais duas etapas de avaliação.
2ª fase: os proponentes que foram selecionados deverão elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances de a ideia gerar um bom negócio.
3ª fase: pela qual passam até 100 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.
Histórico
O edital do ano passado promovido pela Fundação Araucária levava o nome de Sinapse da Inovação. Nele, Campo Mourão ficou entre as 5 cidades do Estado com o maior número de projetos aprovados. Em 2019 o Sebrae realizou mapeamento das startups no Paraná e Campo Mourão apareceu pela primeira vez entre as 10 cidades com maior número de startups no Estado.
Com informações Assessoria Prefeitura CM e Fundação Araucária