O programa “MEI´s à Obra”, implementado pela administração municipal de Campo Mourão, gerou resultados expressivos no primeiro semestre de 2024. O programa visa promover pequenos reparos e serviços de manutenção em escolas, secretarias e outros prédios públicos da cidade, utilizando os Microempreendedores Individuais (MEI´s) credenciados. Em seis meses foram mais de 60 serviços contratados (cerca de 3 mil horas).
A iniciativa conta com profissionais de sete áreas: encanador/bombeiro hidráulico, carpinteiro, eletricista, pedreiro, pintor, serralheiro e soldador. São mais de 35 MEIs credenciados e que atuam em forma de rodízio. O “MEIs à Obra” é uma iniciativa conjunta do Programa Cidade Empreendedora do SEBRAE e do município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seidec) – Casa do Empreendedor e Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seimob).
O secretário de Cultura, Roberto Cardoso, destaca que o programa trouxe muita agilidade para as secretarias. “Em alguns casos demorava meses pra licitar e finalizar o serviço. Agora agilizou muito serviços como soldas, encanamento, que também demoravam” avalia.
Antes do programa, esses serviços eram prestados por três ou quatro empresas contratadas em processos licitatórios demorados, que demandavam horas de servidores e todo o custo da máquina pública. “O programa acabou sendo também uma forma de dinamizar a economia para os pequenos empreendedores” observa o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.