conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão Basquete

Projeto Basquete Cidadão, dos bairros de Campo Mourão a Liga Nacional de basquete

Escolinha (5)

O torcedor que acompanhou os jogos do Campo Mourão Basquete no Campeonato Nacional da Liga Ouro observou o grande número de crianças e adolescentes torcendo pela equipe mourãoense. O que muitos não sabem é que a maioria faz parte do Projeto Basquete Cidadão, do Campo Mourão Basquete em parceria com a Prefeitura de Campo Mourão através da Fundação de Esportes com apoio de patrocinadores.

Todos os membros da comissão técnica do time profissional do Campo Mourão Basquete ministram aulas de iniciação do basquete para crianças e adolescentes dos bairros da cidade. Os treinamentos fazem parte do Projeto Basquete Cidadão e reúnem mais de 300 crianças e acontecem no Colégio Dom Bosco, Unidade Polo e no Ginásio JK .

Além de ensinar o basquete os técnicos e atletas profissionais se preocupam em desenvolver temas ligados à cidadania, usando situação de jogo como experiências para a vida, espírito de equipe, determinação, paciência, respeito que são passados para as crianças.

O coordenador do projeto e técnico da equipe profissional Emerson de Souza falou que através das escolinhas os adolescentes já estão integrando o time de Campo Mourão nas equipes do Juventude, sub 13, sub 15 e sub 17. “Temos talentos que saíram daqui e estão representando nossa cidade em competições estaduais, inclusive sendo convocados para as seleções paranaenses”.

Além das competições, o técnico demonstra a satisfação de promover o encontro das crianças e adolescente com o basquete, “É gratificante chegar nesse projeto e ver o sorriso ou ganhar um abraço de uma criança. O time profissional suga muito a gente, às vezes saímos um pouco estressado e quando chega aqui, a alegria dos alunos nos transforma”.

O trabalho social realizado nas escolinhas é um grande fator que tem contribuído para o sucesso do projeto. “O respeito e a educação são levados a sério, antes nós víamos muitos palavrões, brigas e hoje os adolescentes se respeitam e não se vê mais ofensas ou brigas”.

A estudante Sabrina de Oliveira a “ Bina” se interessou pelo basquete após acompanhar o treinamento da Seleção Brasileira no Colégio. “Fiz minha inscrição a partir dali e agora quero representar a cidade de Campo Mourão nas competições”.

Já Luiz Felipe dos Santos Mendes recebeu o convite do técnico Emerson para fazer uma aula e não parou mais. “Quero seguir treinando firme para quem sabe disputar as competições no time profissional de Campo Mourão”.

Um dos exemplos que começou no basquete nas escolas é Solano Vieira Triches. Há seis anos no Colégio Marechal Rondon Solano iniciava os treinamentos com a orientação dos professores Rafael e Eliseu que também saíram do projeto. “Sempre fui apaixonado por esporte e com o basquete não foi diferente, comecei na escolinha e estou até hoje na equipe principal”.

Ao receber o convite para participar dos treinamentos do time principal Solano ressaltou a emoção de sair do time da base e treinar na equipe adulta “Foi uma emoção que nunca vou esquecer, estava treinando quando veio o convite do Emerson e que mudou a minha vida no esporte. Sou muito grato ao técnico Emerson por tudo que ele fez e vem fazendo na minha vida”.

Como todo adolescente o sonho de Solano é de participar de competições nacionais, como a NBB. “Estou realizando um sonho e espero jogar por Campo Mourão em competições nacionais representando bem a minha cidade”.

Na temporada de 2015 Solano teve algumas de suas experiências de vida mais marcantes até agora, viajou pela primeira vez de avião através do Campeonato Brasileiro Sub 22 e participou de uma clinica internacional com técnicos da NBA.

Outro destaque que esta sendo revelado pelo projeto é outro integrante da família Triches, o irmão mais novo de Solano, Marco Aurélio de 16 anos foi convocado duas vezes para compor a equipe da seleção estadual e também sonha com as mesmas oportunidades do irmão.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Todos

Ao todo foram 265 prêmios oferecidos aos consumidores na campanha promocional.