Dez dias após tentativa de assalto a uma transportadora de valores que terminou com a morte de um policial, em Guarapuava, na região central do estado, o governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou nesta quarta-feira (27) a troca do comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná. O coronel Rômulo Marinho Soares deixa o cargo e será substituído por Wagner Mesquita, que estava na direção-geral do Detran-PR.
A saída do coronel é a segunda troca no setor de segurança pública, dias após a ação de bandidos, em Guarapuava. Na quinta-feira (21), a Polícia Militar (PM-PR) trocou o comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na cidade.
Ontem, terça-feira (26), o presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil, Antonio Simião informou que falta apenas uma assinatura para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), para investigar a situação da Segurança Pública no estado, esta informação abalou ainda mais a imagem do coronel e sua permanência no cargo.
O novo secretário é Delegado da Polícia Federal e assume o cargo pela segunda vez. Ele já trabalhou na Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e possui mais de 30 anos de experiência na área de segurança pública.
Mesquita assume as funções nesta semana. O novo diretor-geral do Detran-PR será Adriano Furtado, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal e ex-superintendente da PRF no Paraná. Ele era diretor de Operações do Detran.