A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (1º) a divisão das 361.490 novas vacinas contra a Covid-19 por Regional de Saúde. O Estado recebeu 277.250 doses do imunizante Covishield, da parceria Fiocruz/AstraZeneca, e 84.240 da Comirnaty, produzida pela Pfizer/BioNtech.
Segundo informações repassadas pelo Governo do Estado, para a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão serão destinadas 8.772 doses, são 6.750 doses de AstraZeneca e 2.022 doses de Pfizer. A previsão é que este lote seja enviado para a região na sexta-feira (2) via transporte aéreo.
Ainda de acordo com a Sesa, quase todas serão destinadas à população em geral acima de 18 anos. Do total das vacinas da Pfizer recebidas pelo Estado, 1.050 doses (0,3%) serão reservadas para profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas – finalizando o atendimento deste grupo.
A distribuição de doses para os municípios será de acordo com a nova metodologia determinada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que prevê a readequação do quantitativo de doses nas 399 cidades. A estratégia, segundo o secretário Beto Preto, visa igualar a cobertura vacinal de 80% da população adulta até o final de agosto. A ideia é encerrar o calendário até o final de setembro.
“Queremos acelerar a imunização simultânea dos municípios, garantindo que possíveis diferenças nas faixas etárias em razão da cobertura dos grupos prioritários sejam equalizadas. Nessa carga já haverá uma equalização tênue do quantitativo enviado”, explicou.