O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD), assumirá por quatro dias a Presidência da República em virtude de viagens internacionais de Jair Bolsonaro e do vice-presidente, Hamilton Morão. Terceiro na linha de sucessão presidencial, é a terceira vez que o congressista assume o cargo.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou no sábado (17) para participar do funeral da rainha Elizabeth II, em Londres, no Reino Unido. A cerimônia será realizada na próxima segunda-feira (19).
Já o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), viaja para Lima, no Peru, neste sábado. Ele fica no país até o dia 20. O segundo na linha de sucessão, presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) vai para Nova York, nos Estados Unidos.
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) responde pela Presidência do Senado, neste período. Mourão e Lira viajaram ao exterior para fugir da inelegibilidade, de acordo com a legislação, candidatos não podem assumir o posto de presidente da República nos seis meses anteriores ao pleito. Hamilton Mourão disputa uma vaga no Senado, pelo Rio Grande do Sul, e Arthur Lira tenta a reeleição ao cargo de deputado federal.
Se Mourão e Lira assumirem o comando do Palácio do Planalto no lugar de Bolsonaro até o pleito de outubro, ambos se tornam inelegíveis. Por isso, eles tiveram que paralisar suas campanhas a duas semanas do pleito e se ausentar do país.