A Caixa Econômica Federal confirmou que dia 31 de dezembro, quinta-feira, será a última chance para fazer a movimentação do saldo do FGTS pela regra do saque emergencial , criada pelo governo no pacote de medidas para amenizar a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus.
O saque, no valor de até R $ 1.045, se houver saldo nas contas ativas ou inativas, é feito via poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
O período para saques começou no final de junho, para quem nasceu no mês de janeiro, e o calendário de liberações seguiu de acordo com o mês de nascimento até o dia 14 de novembro, quando saiu o lote dos aniversariantes de dezembro.
No dia 31, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias estão fechadas. O último dia de expediente será 30 de dezembro.
A Caixa Econômica Federal informou que o aplicativo está funcionando normalmente no dia 31 e que equipes de apoio e manutenção está de plantão caso aconteça algum problema com a Caixa Tem.
Segundo a Caixa, para os trabalhadores nascidos em dezembro, o valor do saque Emergencial do FGTS está liberado na poupança social digital, aberta automaticamente. Para quem nasceu em outro mês e não fez resgate, é possível pedir uma nova liberação até o dia 31. Essa nova liberação pode demorar até sete dias.
Ao todo, a Caixa liberou cerca de R $ 37,8 bilhões para poupanças de 60 milhões de trabalhadores. O balanço total de contas ou transferências efetivadas do FGTS emergencial deverá ser divulgado no ano que vem, após o final do prazo de saques.
A Caixa destacou que para receber o dinheiro do FGTS emergencial é preciso estar com os dados cadastrais editoriais. Para fazer a atualização, quando necessário, o trabalhador precisa acessar outro aplicativo da Caixa, ou do FGTS, que também vai funcionar no dia 31, mas é recomendável que se faça uma atualização dos dados quanto antes.
Para tirar dúvidas sobre o FGTS emergencial, o trabalhador pode acessar o site da Caixa ou ligar para uma central de atendimento Caixa 0800, na opção 2.
Para usar o aplicativo do FGTS e se certificar que os dados estão corretos e se há saldo para sacar, o trabalhador precisa informar o CPF, nome completo, dados de nascimento, um e-mail e cadastrar uma senha.
Com essas etapas concluídas, é possível resolver pendências, se for o caso, sem precisar ir ao banco.
Até o dia 30 de dezembro ainda será possível fazer o saque ou a download do FGTS emergencial para outro banco nas lotéricas e nas agências e caixas eletrônicos da Caixa.
Com AgoraSP