A Secretaria Municipal de Saúde está realizando a substituição de aparelhos de medicação de glicemia dos pacientes portadores de diabetes mellitus (DM) cadastrados no Programa de Automonitoramento de Glicemia. Eles recebem gratuitamente o aparelho e os insumos correspondentes (seringas para insulina, autolancetas, tiras-teste para glicemia).
“Estamos fazendo a substituição dos aparelhos por conta da troca de marca”, explica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos. Atualmente cerca de 900 pacientes estão cadastrados no programa e a troca da marca depende de licitações anuais feitas pelo Consórcio Paraná Saúde.
O programa tem como estratégia atuar na prevenção primária da doença com ações sobre os fatores de risco, a detecção precoce, que possibilite um tratamento adequado, previna as complicações e melhore a qualidade de vida dos usuários.
O intuito é atender os munícipes portadores de Diabetes mellitus (DM) Insulinodependentes; possibilitando o acesso de forma contínua aos insumos: tiras, lancetas e seringas que garantam o automonitoramento glicêmico (AMG), através de disponibilização de aparelhos monitores de verificação de glicemia capilar.
“Os usuários que se encaixam nas condições do protocolo e tem interesse em aderir ao programa podem procurar a Unidade Básica de Saúde conforme seu endereço domiciliar”, explica o secretário.