“#Partiu Teste” é o tema da campanha do Dia Mundial de Combate a Aids, que a Secretaria da Saúde de Campo Mourão promove nesta terça-feira (1) e quarta-feira (2), no calçadão da Avenida Capitão Índio Bandeira. O principal objetivo é atingir a população jovem.
Campanha – A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS. “O Dia Mundial de Luta contra a Aids também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores do vírus sofrem na sociedade por causa da doença”, ressalta a enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Edna Simão.
O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
Cenário – Desde os anos 80, foram notificados 757 mil casos de Aids no Brasil. A epidemia está estabilizada, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos, a cada 100 mil habitantes. Isso representa cerca de 39 mil casos de Aids novos ao ano. O coeficiente de mortalidade por Aids caiu 13% nos últimos 10 anos, passando de 6,4 casos de mortes por 100 mil habitantes em 2003, para 5,7 casos em 2013.