conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Política

STF mantém votação do Impeachment e ordem de votação dos deputados

STF

A maioria do plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu não acatar o pedido feito pela AGU – Advocacia Geral da União – para suspender a votação do processo de Impeachment, marcada para este domingo, 17.

A AGU alegou que o relatório da Comissão Especial de Impeachment ultrapassou os limites da acusação e citou matérias que não cabem aos processo. Assim, alegou desvio de finalidade.

No entanto, o STF entendeu que cabe ao plenário da Câmara analisar a denúncia original e não apenas o relatório da comissão. Desta maneira, a votação sobre o Impeachment deve mesmo ocorrer no domingo.

Ordem da votação

Outra queixa feita ao STF foi em relação a sequência de votação dos deputados. Em 1992, durante o processo de Impeachment do presidente Fernando Collor a votação foi por ordem alfabética. Inicialmente Cunha queria realizar a votação inciando pelo estados do Sul e Sudeste, majoritariamente favoráveis ao Impeachment. No entanto, o presidente da Casa recuou e fará a convocação variando entre Norte e Sul, como prevê o regimento.

O STF entendeu que a votação deve ser feita desta forma e não como em 1992.  A ordem de votação importa porque o placar parcial pode influencia os últimos parlamentares na hora de votar.

Veja como deve ser a ordem de votação:

Reprodução Folha de São Paulo

Reprodução Folha de São Paulo

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença