Após uma sequência de 24 resultados positivos de covid-19 a Prefeitura de Barbosa Ferraz desconfiou estar presenciando resultados falsos. A testagem para profissionais da saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, motoristas de ambulância e trabalhadores de áreas administrativas da saúde, é realizada periodicamente com os chamados testes rápidos que detectam anticorpos por infecção por coronavírus.
O teste rápido é usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico da doença, eles prometem resultados em 15 minutos a partir de uma gota de sangue do paciente, é um teste qualitativo para triagem. Os resultados negativos não excluem a infecção e resultados positivos não podem ser usados como evidência absoluta.
O que aconteceu em Barbosa Ferraz na quinta-feira (20) é considerado normal pelo Ministério da Saúde, mas se tratando de trabalhadores da área da saúde gerou uma imediata preocupação e foi feita uma espécie de contra prova usando outra marca de testes rápido e todos deram negativos.
O Prefeito Edenilson Miliossi se manifestou, em vídeo na rede social da cidade, na noite de quinta-feira (20) explicando o que acreditam ser um “falso positivo” em massa e informou que prepara a devolução desse lote para a fabricante.