conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

Campo Mourão

Suspensão de lotes da Coronavac pela Anvisa atrasa aplicação da 1ª dose, diz Saúde

Do lote estocado no pela Regional, 6.560 doses são destinadas a Campo Mourão.

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 permanece suspensa em Campo Mourão até pelo menos o final desta semana, informou a Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira (9). O processo só será retomado após chegada de nova remessa de vacinas ou com a quando houver liberação do pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do lote da CoronaVac em estoque.

Na semana passada a 11ª Regional de Saúde chegou a receber cerca de 11 mil doses, mas precisou paralisar a distribuição para os municípios depois de a Anvisa determinar o recolhimento preventivo de cerca de 12 milhões de unidades da CoronaVac envasadas em uma fábrica que ainda não tinha sido inspecionada pelo órgão regulador. Somente no Paraná, cerca de 300 mil doses foram recolhidas.

Do lote estocado no pela Regional, 6.560 doses são destinadas a Campo Mourão. O município já vacinou os moradores até a faixa etária dos 24 anos. Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, esta remessa já seria o suficiente para finalizar a imunização da população adulta do município. “Acreditamos que será possível atender até a faixa etária de 18 anos”, informou.

Santos fez questão de ressaltar que a aplicação das segundas doses continua normalmente na cidade. Para esse público o atendimento é realizado nas UBS Urupês, Damferi e Centro Social Urbano, no período da manhã sempre das 8h30 às 12h.

O secretário também esclareceu que o problema identificado em uma única remessa da CoronaVac não coloca em cheque a eficácia de toda a campanha de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a falta do imunizante tem sido registrada em diversas cidades do Paraná, assim como em outros estados brasileiros. Com exceção dos lotes de segunda dose, muitas cidades aguardam a chegada do imunizante.  

Na semana passada, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai ficar duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde, o que impacta profundamente na campanha de vacinação contra a Covid-19.

O Paraná recebeu nesta quarta-feira (8) dois lotes com 156.828 doses de vacina contra a Covid-19. A remessa é somente de imunizantes da Pfizer/BioNTech e estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para conferência e armazenamento, até que sejam repassados aos municípios. 

Desse total, 54.990 são para primeira dose (D1) e 101.838 para a segunda dose (D2) no Estado. A Sesa ainda não informou quantidade e a previsão de entrega para Campo Mourão.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Comcam

Dois policiais militares ficaram feridos. O suspeito conseguiu fugir.

Campo Mourão

O festival proporciona atividades culturais e recreativas nos três parques municipais.

Campo Mourão

Aniversariante chegou a se esconder no meio do mato pra fugir de blitz da aglomeração.

Campo Mourão

Cidade já perdeu 126 moradores para doença