Testagem em massa confirma surto de covid-19 na Cadeia Pública, anexa à 16ª Subdivisão de Polícia de Campo Mourão (SDP), situação confirmada pelo secretario de saúde, Sergio Henrique dos Santos em live da Prefeitura na tarde da terça-feira (17).
Diante de um cenário epidemiológico que aponta expansão do vírus Sars-CoV-2 na cidade e da superlotação registrada na carceragem, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Equipe de Atenção Primária, ainda na segunda-feira (9) quando confirmado os primeiros 18 casos, elaborou junto ao Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), um protocolo de ação para a contenção do foco da doença na unidade penal.
Nesta ação foram coletados 237 testes tipo RT-PCR. Do total, 171 detentos e 5 funcionários positivaram para covid-19. Tiveram resultados negativos 66 pessoas e 40 detentos se recusaram a realizar o teste.
Um ambulatório para atendimento foi montado dentro da delegacia onde os positivados estão recebendo atendimento e, neste momento, se encontram bem, apresentam sintomas gripais leves e estão medicados.
Também permanece mantida a proibição de visitas, ficando o acesso à carceragem restrito aos profissionais de saúde e segurança.
Até a tarde da terça-feira (17), a covid-19 contaminou 626 pessoas privadas de liberdade em todo o sistema penal do estado do Paraná, 900 seguem suspeitos e 3 foram a óbito desde o início da pandemia.