Do jornal Correio do Cidadão
A mais tradicional prova de rua de atletismo do Brasil acontece neste último dia do ano. É a corrida internacional de São Silvestre, realizada em São Paulo e que em 2014 chega aos 90 anos.
A São Silvestre marca a passagem do ano e é sempre realizada no dia 31 de dezembro. Anteriormente chegou a ser disputada a noite com a chegada bem na hora da virada de ano, com muitos fogos de artifício. A partir de 1989 é que a prova mudou esse horário, perdendo um pouco do seu glamour.
A característica mais importante da São Silvestre é a descontração. Milhares de pessoas participam da prova para superar os seus próprio desafios e aproveitam para se divertir. Em 2013 foram 27 mil inscritos, e este ano estima-se que cerca de 30 mil pessoas participem da prova que tem 15 km de percurs
O favoritismo para a prova é dos africanos, principalmente os quenianos que nos últimos anos vem dominando a competição. No Masculino, o atual bi-campeão da prova é o queniano Edwin Kipsang que venceu as edições de 2012 e 2013. Nas últimas cinco edições apenas um brasileiro venceu: Marilson Gomes dos Santos, em 2010. O maior campeão da São Silvestre é o queniano Paul Tergat, com cinco vitórias.
Já no feminino, o domínio é ainda maior. Nas últimas sete edições venceram as africanas, sendo seis delas quenianas. A última edição foi vencida por Nancy Kipron que novamente participará da prova em 2014.