Do Jornal Correio do Cidadão
A disputa pela presidência da Federação Paranaense de Futebol está esquentando. Desta vez foi à vez dos três grandes da capital organizar uma coletiva de imprensa para oficializar o apoio a candidatura de oposição representada pela figura do ex-secretário de esportes do Paraná, Ricardo Gomyde.
Durante a coletiva, os mandatários dos três grandes clubes do estado deixaram claro sua opção nesta eleição e criticaram a atual direção da FPF. O Coritiba, por exemplo, ameaça jogar o Paranaense com o time sub-23, a exemplo do Atlético Paranaense, caso Hélio Cury, o atual presidente permaneça.
As eleições da Federação Paranaense de Futebol ainda não tem data marcada. Contudo, especula-se que seja realizada no mês de março e por isso os dois candidatos – Helio Cury e Ricardo Gomyde – se movimentam pelo estado.
O Presidente do Coritiba foi enfático na sua defesa de mudança na FPF: “Queremos uma federação forte, que trabalhe em conjunto com a CBF e que traga melhorias aos clubes pequenos, principalmente do futebol amador”, afirmou Rogério Barcelar.
Durante a entrevista, o Presidente do Atlético Mário Celso Petraglia, confirmou que suspendeu o empréstimo de jogadores que o clube fez ao Foz do Iguaçu para a disputa do Campeonato Paranaense depois que o clube não confirmou o apoio a Ricardo Gomyde
Campanha de Gomyde cresce
Nas últimas semanas a campanha de oposição vem crescendo por todo o Paraná. É possível perceber nos clubes a vontade de mudança no comando da Federação, principalmente pelo declínio que vive o futebol no estado e a suas principais competições.
Gomyde tem crescido entre os clubes profissionais e também amadores. A proposta de maior apoio e de um gerenciamento verdadeiro do futebol tem atraído muitos clubes, cansados de apenas repassar recursos para a Federação.
Campo Mourão
Uma das propostas que tem sido ventilada pela campanha de Ricardo Gomyde é a da fusão entre a segunda e terceira divisões, criando uma Divisão de Acesso mais forte, mais competitiva e muito mais atrativa para investidores e público.
O atual sistema é muito criticado pelos clubes do interior que tem muita dificuldade de participar de um campeonato como a Terceira Divisão que praticamente não chama a atenção de investidores, principalmente da maneira como vem sendo realizada.
Essa proposta poderá trazer mudança para o Sport Clube Campo Mourão, que atualmente disputa a Terceira Divisão. Caso realmente seja concretizada, o Leão do Vale disputaria a Divisão de Acesso em 2016.