O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode decidir nas próximas semanas se permite a realização de comícios em transmissões ao vivo de artistas pela internet. Essa ideia tem recebido o nome de “livemício”.
O TSE analisa a questão a partir de uma consulta do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sob relatoria do ministro Luís Felipe Salomão. O partido quer saber se a lei de 2006, que proibiu os showmícios, também afeta eventos com a participação de artistas no ambiente digital. Durante a pandemia, as lives se proliferaram com apresentações musicais das mais variadas.
O Ministério Público Eleitoral (MPE), defendeu na semana passada, que o TSE rejeite a possibilidade de candidatos realizarem os “livemícios”. O argumento defendido é que apesar da excepcionalidade e das peculiaridades do momento vivenciado no país não há como autorizar a medida.
Pois, segundo o MPE, a eleição deve ser o momento de tornar o debate político o centro das campanhas, deixando de lado tanto a vinculação a artistas famosos quanto o poder econômico que conferia a alguns maior visibilidade que a outros e acabava ferindo a isonomia.