Toda a população acima de seis meses de idade poderá se vacinar contra a gripe pelo SUS no Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pactou nesta quarta-feira (23), na Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB), que o Estado abrirá a vacinação para a população em geral.
A decisão foi aceita após apresentação dos baixos índices de cobertura da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Paraná, que iniciou no dia 12 de abril e deve permanecer até 9 de julho.
Até a manhã desta quinta-feira (24), o Estado havia registrado 42,1% de cobertura vacinal contra a doença, com 1.993.419 doses aplicadas. Ao todo, 4.479.320 pessoas estão elencadas na população alvo do Paraná, que inclui os grupos prioritários para imunização.
Em Campo Mourão, do público alvo de 36,2 mil pessoas, até agora foram aplicadas 19,3 mil doses (50%).
A vacinação contra a gripe acontece de segunda a sexta-feira, nas unidades de Saúde dos bairros Urupês, Tropical, Paulista, Cidade Nova, Lar Paraná, distrito de Piquirivaí e Vila Guarujá.
“Vale lembrar que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 devem esperar pelo menos 15 dias para receber a vacina contra a gripe e pedimos que fiquem atentas aos grupos prioritários da campanha”, explica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
Ele acrescenta que a vacinação contra a gripe, além de prevenir o surgimento de complicações, internações e óbitos por causa da própria infecção, também vai reduzir os sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19.
Com Assessorias