Com a proximidade do reinício das aulas, a busca por materiais escolares também aumenta. Uma pesquisa feita pelo Procon de Campo Mourão, em 87 itens de cinco comércios diferentes da cidade, revelou que a variação de preços pode chegar a ultrapassar 2.000%.
Os funcionários do Procon fizeram pessoalmente a pesquisa em um caso e em outros foram aos locais conferir informações e preços repassados à entidade pelas empresas por meio de lista prévia. Foram pesquisados as empresas A Estudantil, Havan, Loja Giga, Papelaria Papelão e Supermercado Condor. A maior variação de 2.102% encontrada na pesquisa foi em um minidicionário de inglês.
“Todos os itens apontam altíssimas variações, o que demonstra que o consumidor tem que pesquisar e observar preços e marcas” afirma o diretor do Procon, Sidnei Jardim. A orientação aos pais é pesquisar também em outros locais que vendem materiais escolares, pedir nota fiscal e utilizar também material não usado no ano passado. As diferenças de preços estão especialmente nas marcas. “Então vale analisar bem se vale a pena pagar pela marca”, observa o diretor.
Na hora das compras, é importante reunir-se com os outros pais para a compra coletiva com o propósito de obter descontos, e ter em mente que nem sempre o que sai mais caro é melhor, ou o mais barato tem pior qualidade (é importante observar a qualidade, a durabilidade, a marca e a segurança do produto para as diferentes faixas etárias). Na questão da reutilização dos itens de anos anteriores, além da economia, está a questão de colaborar com o meio ambiente e o estímulo da criatividade.
A pesquisa encontra-se disponível no Portal do Município: https://tinyurl.com/yx5ksc9f e também pode ser retirada impressa no Procon Campo Mourão localizado na Rua Brasil, 1555 – fone (44) 3525-2788.