O PMDB, partido comandado no Paraná pelo Senador Roberto Requião, conseguiu eleger o maior número de prefeitos e também de vereadores no estado. O partido, que atualmente tem o presidente da república, superou o PSDB de Beto Richa em número de prefeitos.
O PMDB ficou com 77 prefeitos, seguido dos 67 do PSDB e ainda 41 do PSC. O PT não aparece nem entre os dez primeiros no estado, nem entre o ranking de prefeitos, nem no ranking de vereadores. Entre os vereadores eleitos, os três primeiros partidos não mudam: PMDB 465, PSDB 402 e PSC 307.
Conjuntura em 2018
Apesar da vitória estadual, Requião teve uma derrota importante em Curitiba, quando seu filho ficou apenas na quinta posição, atrás de Maria Victória do PP. Requião terá o dilema entre sair a reeleição para o Senado e tentar o governo do estado.
Quem sai fortalecido das urnas é o grupo de apoio a candidatura de Ratinho Junior ao governo do estado. Tanto o PSD, seu partido, quanto o PSC, partido ultra aliado, elegeram boa quantidade de prefeitos e vereadores, chegando entre os cinco principais. Em Curitiba, o grupo de Ratinho disputa o segundo turno com o candidato Ney Leprevost, com boa chance de êxito.
Richa também manteve uma boa base de apoio nos municípios com a eleição de muitos prefeitos de seu partido e também de partidos aliados, como o DEM e o PPS. Sua candidatura ao Senado Federal está bem encaminhada.